Últimas Notícias

Força-Tarefa Vida apreende materiais utilizados para desmatamento em terra indígena na cidade de Amarante

Anúncios

A operação da Força Tarefa Vida (FT-Vida) segue com as ações de apoio à Polícia Federal no combate aos crimes ambientais e na garantia dos direitos dos povos indígenas. Na segunda-feira (13), o 34° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Amarante/MA, foi acionado, através de denúncia, para tomar providências em relação ao flagrante de extração de madeira irregular da Terra Indígena (TI) Governador.

Após a denúncia, a Guarnição da Rádio Patrulha do 34° BPM, se dirigiu à TI para apurar o crime ambiental e apreendeu materiais de desmatamento, além de ter efetuado a prisão de uma pessoa. Segundo depoimento de indígenas no local, outras três haviam fugido. Os fugitivos deixaram para trás dois caminhões e algumas toras de madeira cortadas.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal, a quem cabe a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos. O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que ações como estas são fundamentais para intimidar os criminosos, no entanto lembra que é preciso mais: “os indígenas e as Polícias Civil e Militar trabalhando juntos é uma experiência nova no país e tem mostrado bons resultados, mas não há como sustentar este trabalho se a impunidade persistir, assim, o trabalho da Polícia Federal na apuração e responsabilização dos crimes é peça chave na preservação das nossas florestas e garantia da sobrevivência dos povos indígenas”, ponderou.

Deixe uma resposta