Últimas Notícias

Prefeitura de São Luís elege Corte Momesca 2020 neste domingo (26)

Anúncios

O Carnaval é personificado com muito samba no pé e simpatia pelas figuras do Rei Momo, Rainha e Princesas. E neste domingo (26), a partir das 14h, acontece a eleição da Corte Momesca do Carnaval 2020, no Centro de Convivência do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município (Ipam), na Rua São Bernardo, n° 125, Olho d’Água. O concurso é um evento aberto ao público e gratuito e integra o Carnaval de Passarela, que é realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

“A Corte Momesca é a cara do Carnaval maranhense, que se apresenta tanto na Passarela do Samba quanto em diversos outros espaços da cidade. É com alegria que convidamos a todos para participar da eleição da Corte, nesse domingo (26), no Centro de Convivência do Ipam, no Olho d’Água. Vai ser um evento com uma variada programação cultural e vai ganhar os títulos de Rei Momo, Rainha e Princesas quem tiver mais samba no pé”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

A Folia de Momo de São Luís fica ainda mais completa com o já tradicional Concurso da Corte Momesca. O evento inicia às 14h e tem como programação DJ, Banda Curumim Peralta, Eleição da Corte Momesca (às 17h), Grupo Madrilenus e Bateria da Favela do Samba. O edital para inscrições de Rei Momo, Rainha e Princesas encerrou as inscrições na sexta-feira (24).

Além da habilitação documental, para garantir o título de Rei Momo, Rainha e Princesas, os candidatos devem apresentar simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar para representar a alegoria da folia momesca durante as atividades do Carnaval 2020.

Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís. A Corte Momesca representa a Prefeitura de São Luís durante a temporada carnavalesca, com um reinado que vai desde o dia da eleição até 25 de fevereiro, terça-feira gorda de Carnaval, logo após o encerramento das atividades carnavalescas na Passarela do Samba.

REQUISITOS

Podem participar do concurso pessoas a partir dos 18 anos, sem limitação de idade máxima, residentes no território municipal, com Ensino Fundamental (9º ano) completo. Os eleitos devem ter disponibilidade para participar dos ensaios e para cumprir os compromissos carnavalescos estabelecidos pela Secult. Não podem concorrer os eleitos a Rei, Rainha ou Princesa no último concurso (Carnaval 2019). No caso exclusivo do Rei Momo, os candidatos devem pesar acima de 100 quilos.

As candidatas à Rainha classificadas em 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares, respectivamente, receberão o título de 1ª Princesa e 2ª Princesa do Carnaval 2020 de São Luís. A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5 mil e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 para cada. Além desse cachê, O Rei Momo e a Rainha receberão os títulos, as faixas, as coroas, a fantasia e o cetro do reinado. Já as princesas recebem títulos, as faixas, as coroas, a fantasia e as tiaras de princesa.

A Comissão Julgadora avaliará o desfile de fantasia e resposta a uma pergunta feita pelo apresentador – uma nota para “Simpatia e Espírito Carnavalesco” e uma nota para “Desembaraço, Sociabilidade e Facilidade de Expressão”; Desfile de biquíni demonstrando espírito carnavalesco, através da dança – uma nota para “Harmonia no Conjunto” e uma nota para “Domínio na Arte de Sambar”, individualmente, apenas para Rainha e Princesas. Para o Rei Momo, logo após as perguntas e respostas, o candidato deverá sambar ao som de uma música, demonstrando espírito carnavalesco, através da dança.

Os candidatos receberão quatro notas de seis a 10 pontos, nos itens de avaliação citados. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maior soma das notas, sendo que, em caso de empate, prevalecerá a maior nota em “Domínio na Arte de Sambar” e, persistindo o empate, o julgamento será decidido pelo voto do Presidente da Comissão Julgadora.

%%footer%%

Deixe uma resposta