Sem categoria

Observatório da UFRJ realiza amanhã primeira noite astronômica do ano

Anúncios

Cariocas e turistas têm um programa agendado amanhã (5), no Observatório do Valongo (OV), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado na Ladeira do Pedro Antonio, Morro da Conceição, bairro da Saúde, região central do Rio de Janeiro. Trata-se da “Primeira Noite de Observação Astronômica do Ano” do Observatório do Valongo.

O coordenador do evento, astrônomo Daniel Mello, disse hoje (4) à Agência Brasil que não é necessário fazer inscrição prévia. Basta a pessoa chegar no OV entre 19h e 22h. Serão respeitadas apenas duas coisas: o limite máximo de 150 pessoas e a colaboração do tempo. “A gente precisa de um tempo sem nuvens ou, no máximo, que apareçam somente nuvens bem esparsas”, disse Mello. Adiantou que, de qualquer forma, se a atividade não conseguir ser feita amanhã, ela será remarcada automaticamente para a próxima quarta-feira (12), no mesmo horário.

Não há restrição para faixa etária. Pessoas de todas as idades podem participar do evento. Daniel Mello explicou que a primeira parte da observação noturna compreende informações básicas que são passadas às pessoas antes de utilizarem os telescópios. “A gente mostra primeiro o céu, os astros que estão visíveis, através de um apontador estelar a olho nu. Primeiro, as pessoas vão aprender a reconhecer as constelações, as principais estrelas, a conhecer os planetas que estiverem visíveis, como esses astros se movimentam no céu. Tudo utilizando uma linguagem bem adequada para público leigo, mostrando essa parte mais introdutória da astronomia e dando espaço para as pessoas fazerem perguntas, questionamentos. Isso é superimportante”, definiu o astrônomo do OV.

*Fonte:AgênciaBrasil

%%footer%%

Categorias:Sem categoria

Deixe uma resposta