Últimas Notícias

“Como fazer negócios com a Emap” é o tema da palestra que a Associação Comercial do Maranhão apresenta nesta quarta-feira, 19. O evento é aberto ao público.

Anúncios

Com a proposta de tornar ambientes de negócios mais atrativos no Maranhão, oferecendo mais oportunidades de conhecimento ao empresariado local, independente do seu setor de atuação, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) convidou dois líderes de setores diferentes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para apresentar em palestra as oportunidades de geração de negócios que micro e grandes empresas maranhenses podem ter com o porto público. O evento, para associados e aberto à classe empresarial, acontece a partir das 19h na sede da ACM, Praça Benedito Leite, Centro.

Detalhes do mercado portuário e a importância do Porto do Itaqui na economia local nortearão a palestra de Caroline Maranhão, presidente da Comissão Setorial de Licitação da Emap) e Raul Lamarca (Comunicação – Porto do Itaqui). Enquanto Caroline Maranhão abordará requisitos de contratação e licitação para que os empresários maranhenses possam oferecer seus produtos e serviços para a Emap, Lamarca fará uma apresentação institucional com foco no tema “Porto do Itaqui – Vetor de Desenvolvimento do Maranhão’.

“Com essa iniciativa, a ACM quer ampliar o acesso a mercados e a informações que possam ajudar as empresas a melhorar o desempenho de mercado, além de facilitar o acesso delas a informações sobre processos de aquisição de b bens e serviços e oportunidades como as asseguradas por meio das licitações de órgãos como a Emap”, declara Cristiano Barroso Fernandes, novo presidente da entidade.

Caroline Maranhão é mestre em Políticas Públicas (Ufma), especialista em Direito Privado (Ucam) e em Direito Processual Civil (ESA/OABMA), Bacharel em Direito (Ufma) e Presidente da Comissão Setorial de Licitação da Empresa Maranhense de Administração Portuária.

Raul Lamarca é mestrando em Administração, qualificado em Gestão Portuária e Estratégia, no Porto da Antuérpia (Bélgica) e Gestão de Projetos por Stafford House International, San Francisco (EUA).

Hoje a Emap está no topo do ranking de movimentação de soja entre os portos públicos do Arco Norte (Antaq, 2019), integra o seleto top 3 entre os que mais exportam soja no país e no ranking da gestão ambiental (IDA, Antaq, 2019). A atividade portuária, a partir do Itaqui gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos e alimenta diversas cadeias produtivas no estado e ao longo de sua área de influência. Além disso, os negócios movimentados pelo Porto do Itaqui são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão.

Vale destacar, ainda, que o Porto do Itaqui fechou 2019 com mais de 25 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume de 17% acima do que foi registrado em 2018, celebrando os 5 melhores anos de sua história com recordes e um modelo de gestão referência no país.

Categorias:Últimas Notícias

Deixe uma resposta