Sem categoria

Governo orienta população sobre prevenção à síndrome respiratória

Durante o período de chuvas, é importante que a população redobre a atenção quanto aos cuidados necessários para a prevenção de doenças respiratórias. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ainda mais atenta aos casos notificados, especialmente aos que podem ser considerados casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), prestando a assistência necessária e alertando os maranhenses acerca das ações de prevenção.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave é caracterizada por quadro de febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia (dor articular), na ausência de outro diagnóstico específico, além de dispneia, sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade, piora nas condições clínicas de doença de base, hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente, entre outros sinais e sintomas.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, destacou os esforços que o Governo vem fazendo para estar preparado para atender cada vez melhor a população. “Enquanto área técnica, estamos divulgando os protocolos de atendimento para os municípios, intensificando o treinamento das equipes das unidades de saúde, atualizando o Plano de Contingência para o Novo Coronavírus, entre outras ações realizadas para que a rede esteja cada vez mais preparada para atender aos pacientes”, disse a secretária adjunta.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo, destaca o monitoramento dos casos e o atendimento oferecido aos pacientes. “Semanalmente emitimos um boletim para acompanhamento dos casos notificados como suspeitos e dos confirmados. Dessa forma, conseguimos avaliar a evolução dos casos e planejar as ações que serão executadas caso haja avanço das doenças. Este é um período de sazonalidade, quando as doenças respiratórias ocorrem com maior frequência, mas temos, além de outras ações preventivas, a vacina”, ressalta.

De acordo com a mais recente atualização do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), em todo o Maranhão existem 11 casos confirmados de SRAG. Para o tratamento é realizada, de forma criteriosa e conforme protocolo do Ministério da Saúde, a administração do Tamiflu, que tem na sua composição Fosfato de Oseltamivir, composto antiviral que reduz a multiplicação do vírus da gripe, influenza A e B, no organismo, incluindo do vírus Influenza A H1N1, que provoca a gripe A.

“O Tamiflu pode ser utilizado tanto para tratamento quanto para a prevenção. O antiviral tem um benefício grande quando administrado no tempo certo, diminuindo a chance de complicações por conta da redução da replicação viral. Uma das principais formas de prevenção é a vacina, que deve ser tomada anualmente”, explica a médica infectologista Giselle Boumann.

Prevenção

Além da imunização anual, é importante tomar outros cuidados como higienizar frequentemente as mãos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, usando lenço ou protegendo com a dobra do braço; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Vacinação contra a Influenza

O Ministério da Saúde vai antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos; o grupo é historicamente mais vulnerável à doença, que pode até levar à morte.

*Fonte:MA.gov

Categorias:Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.