Últimas Notícias

Experiência de gestão à frente da Secid credencia Rubens Júnior para concorrer a prefeitura de São Luís

Anúncios

Na última quinta-feira (04), o deputado federal e pré-candidato a prefeitura de São Luís, Rubens Júnior (PCdoB), por meio de uma live em suas redes sociais, fez um balanço de sua gestão a frente da Secretaria de Cidades do Maranhão (Secid). Durante a transmissão, ele comentou as diversas ações que merecem destaque, principalmente no setor social e para as pessoas de baixa renda, que também é marca da gestão do governador Flavio Dino.

A trajetória na vida pública de Rubens Jr, que até então contava com experiência ao poder legislativo (nos mandatos de deputado estadual e federal), tomou novos rumos e à frente da Secid. Encarou os desafios de estar no poder executivo, que como frisou o ex-secretário, é bem diferente. “Eu saio melhorado desse processo. Eu saio um político bem melhor de que quando entrei”, afirma Rubens.

Como secretário, esteve responsável pela política de habitação do Estado do Maranhão, e destacou os importantes avanços no período. Entre eles, o Moradia Digna em São Luís, que contemplou 1.664 famílias com apartamentos. Destaque para o Residencial Jomar Moraes e Residencial Jose Chagas, ambos voltados para a população de baixíssima renda da capital, que antes ocupavam as palafitas e habitações em precárias condições sanitárias. Os projetos são entregues como doação a esses beneficiários, e segundo Rubens, o Residencial Jomar Moraes já será entregue em julho.

Outros números expressivos marcam a gestão de Rubens na Secid, como o projeto de regularização fundiária. A ação garantiu que a população de baixa renda tivesse os documentos de suas casas. Essa reparação histórica, beneficiou diretamente 3.815 famílias.

Citou ainda, o projeto Cheque Minha Casa, que com a doação de R$ 5 mil para materiais de construção para reforma da casa de pessoas de baixa renda, ajudou a garantir melhorias sanitárias e acessibilidade aos beneficiários do programa. Rubens Jr explicou que o sucesso do Cheque Minha Casa pode ser explicado por alguns fatores: “Nós regionalizamos o Cheque e pudemos acompanhar mais de perto. Pudemos dar assistência técnica para essas famílias. Com essa ajuda, o dinheiro rende mais”, explica o pré-candidato.

Equipamentos públicos como as praças do Viva da Cidade Operária e Praça do Cohatrac, mostram os modelos que devem ser expandidos por São Luís e por todo Maranhão. Rubens ainda comentou sobre a reforma do Mercado da Macaúba, tradicional reduto da capital, que não recebia uma grande reforma havia 50 anos.

O Centro Histórico de São Luís foi outro ponto que recebeu atenção especial da Secretaria das Cidades. Programas como Nosso Centro e Adote um Casarão revitalizaram a área de grande interesse turístico da cidade, e por meio de parceiras, o governo cedeu imóveis para a iniciativa privada. No Adote um Casarão, foram contemplados nove projetos que certamente irão gerar emprego e renda.

“Eu saio da Secid de cabeça erguida, com a convicção que nós marcamos um pouco a nossa gestão à frente do órgão em tão pouco tempo”, resumiu o ex-secretário. Após o anúncio da saída da pasta, Rubens agradeceu aos colegas de secretaria.

O agora como pré-candidato a prefeito de São Luís, pelo partido do governador Flávio Dino, Rubens Jr se diz satisfeito com a gestão de um ano e dois meses, e afirma que está preparado para os novos desafios de sua trajetória política.

“O que nós fizemos na Secid foi uma espécie de aperitivo que nós podemos fazer pela nossa cidade. Eu não fico trancado no ar condicionado, eu arregaço as mangas, dou a cara à tapa. Não tenho medo de assumir as responsabilidades”, pontuou. Por fim, Rubens enalteceu como pretende governar para a população ludovicense. “Eu quero deixar marcado ainda mais forte essa maneira de governar. Para quem mais precisa”, finalizou.

Categorias:Últimas Notícias

Deixe uma resposta