Saúde

Casos notificados de Covid-19 em São Luís continuam em queda

Anúncios

O número de novos casos de Covid-19 em São Luís continua em queda, segundo dados do Grupo de Modelagem Covid-19 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“É uma boa notícia. Entretanto, precisamos continuar atentos para verificar se a redução do isolamento social levará a uma reaceleração da transmissão. Até agora isso não foi observado. É possível que o uso de máscaras, adotado pela maior parte da população, esteja contribuindo para reduzir a transmissão”, disse o médico epidemiologista Antônio Augusto Moura, que tem feito a divulgação dos dados do grupo de modelagem por meio de suas redes sociais.



Segundo dados são da plataforma Farol Covid, que analisa a situação de cidades e estados, São Luís teve na segunda-feira (15) um ritmo de contágio de 0,88, o quarto menor entre todas as capitais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de um, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

Leitos

Em São Luís, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o covid-19 segue também em diminuição e hoje é de 68,75%, com 75 leitos disponíveis. Nos leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 25,40% e possui 561 leitos disponíveis. Os dados são do último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em Imperatriz, os leitos de UTI estão com 87,04% de ocupação e os leitos clínicos com 75,31%. Nas demais regiões do Maranhão, as taxas de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para o covid-19 é de 77,22%. Já nos leitos clínicos, a ocupação é de 69,62%.

*Fonte:PortalGuará

Categorias:Saúde

Deixe uma resposta