Educação

Detran-MA promove ação educativa em postos de gasolina de São Luís

Anúncios

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), através da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou ação no sábado (11), em dois postos de combustível de São Luís. A iniciativa faz parte da “Operação Posto Seguro”, organizada pelo Governo do Estado, e contou com a participação do Programa de Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV).

A ação foi planejada em uma reunião que aconteceu na sede do Detran-MA, na sexta-feira (10), onde estavam presentes representantes de todos os órgãos envolvidos na operação. O objetivo é coibir o consumo de álcool por condutores nos postos de gasolina e evitar a formação de aglomerações que favoreçam a transmissão da Covid-19.

Durante a ação, foram realizadas abordagens em dois postos de gasolina onde havia grande movimentação: um no bairro da Cohab, e outro na Cidade Operária. A equipe do Detran-MA, formada por seis educadores, participou da operação auxiliando os policiais na realização dos testes do etilômetro e orientando condutores sobre os perigos do consumo de álcool antes de dirigir.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, iniciativas como essa são fundamentais nesse período de pandemia. “Ações coordenadas de órgãos que promovam a cidadania, a segurança e a saúde pública são muito importantes nesse momento para promover a conscientização das pessoas e alcançar o nosso objetivo maior que é salvar vidas”, declarou.

Já o coordenador das Equipes de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Ronado Pereira, ressaltou a importância da participação do Detran-MA na operação. “O Detran-MA vem realizando um trabalho educativo importantíssimo no sentido de coibir acidentes através de ações de conscientização, portanto essa parceria favorece a realização de uma ação de maior impacto sobre essas irregularidades que vêm acontecendo em alguns postos de São Luís”, destacou.

O diretor de Fiscalização do Procon/MA acredita que toda ação conjunta dos órgãos públicos traz benefícios para a população. “Levando em consideração toda essa situação de pandemia, é importante que todos órgãos realizem parcerias como essa para que possamos controlar a proliferação do coronavírus e dar um retorno satisfatório para a população”, ressaltou.

O empresário Roberto Ribeiro, que reside próximo ao posto de gasolina da Cidade Operária onde aconteceu uma das abordagens, elogiou a iniciativa. “É importante que essas pessoas saibam que estão colocando em risco a própria vida e a saúde de todos nós. E eu fico muito satisfeito ao ver que as autoridades estão tomando providências no sentido de impedir esses abusos”, afirmou.

Categorias:Educação, Saúde, slider

Deixe uma resposta