Últimas Notícias

Documentário de servidor do MPMA é finalista de festival em Portugal

Anúncios


O documentário Sobre Sonhos e Liberdade, primeiro longa-metragem do analista ministerial e curador do Centro Cultural do MPMA, Francisco Colombo, foi indicado como finalista do Festival Avanca, em Portugal, no Prêmio Estreia Mundial. Os vencedores serão divulgados em setembro.

O filme, que estreou no Brasil há duas semanas no Canal Curta, foi premiado num concurso de projetos de coprodução internacional em Portugal, pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA).

Filmado no Recôncavo Baiano, Sobre Sonhos e Liberdade, que tem a cineasta Márcia Paraíso como codiretora, busca retratar a ocultação, pela história oficial, do protagonismo negro no processo que culminou com a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888.

“Com o filme, pretendemos dar uma singela contribuição para que o racismo estrutural seja debatido, tirando da invisibilidade artistas populares, comunidades quilombolas ou intelectuais que, frequentemente, são desprezados não porque produzem conhecimentos irrelevantes, mas por causa da cor da pele”, afirma Colombo.

O Festival Avanca é uma organização do município de Estarreja e do Cine Clube de Avanca, que junta todos os anos, no mês de julho, entre 15 a 20.000 espectadores de cerca de 40 países dos cinco continentes, procurando traçar a perspectiva da produção contemporânea do cinema, da televisão, do vídeo e da multimídia.

FRANCISCO COLOMBO

Francisco Colombo é produtor, roteirista e realizador. Atua há 18 anos no audiovisual, tendo estreado com o curta-metragem No fiel da balança, documentário que tem como pano de fundo a ameaça sofrida pelas comunidades quilombolas com a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Fonte: MPMA

Deixe uma resposta