Cultura e Entretenimento

Governo do Maranhão lança editais da Lei Aldir Blanc para diversos segmentos culturais

Anúncios

Editais de cultura da Lei Aldir Blanc já podem ser consultados no site da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). São sete editais incluindo o do auxílio emergencial, chamado Renda Básica. A solicitação deste último já pode ser feita a partir desta segunda-feira, 14, por meio link https://auxilio.cultura.ma.gov.br/.

Além do auxílio emergencial, foram lançados os editais Conexão Cultural 3, Oficinas Artísticas, Fomento a Projetos Culturais, Fomento à Literatura, Artesanato e Projetos Audiovisuais. A previsão é beneficiar cerca de 5 mil artistas.

As informações podem ser consultadas no link http://mapeamento.cultura.ma.gov.br/projeto/1/

Os editais são resultantes das reuniões virtuais realizadas entre a Secretaria de Estado da Cultura, gestores e dirigentes dos diversos segmentos da classe artística para estruturação da Lei. Todas as discussões para montar os editais foram feitas via grupo de trabalho com cada segmento.

“Os editais foram pensados e criados junto com a comunidade artística do Maranhão. No período de 13 a 20 de julho de 2020, tivemos o cuidado de ter reuniões com as diversas categorias culturais do estado, reuniões essas que foram transmitidas e ainda estão disponíveis nas redes sociais da Secma, com o intuito de ouvir os fazedores de cultura, tirar suas dúvidas quanto a Lei e discutir pontos de interesse junto as categorias. Trabalhando em conjunto com a comunidade artística do estado, a Secma pode ouvi-los com maior clareza e atender se não todo, mas uma parte dos seus anseios, de forma a acolher um grande número de artistas”, disse Carolina Spotti, Gestora de Credenciamento Artístico e Cultural da Secma.

A Lei Aldir Blanc destinou recursos para a cultura do Maranhão com o objetivo de ajudar artistas que ficaram desamparados neste período de pandemia do novo coronavírus. Para isso, participantes da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais deverão se inscrever, online, em plataforma que será disponibilizada em breve pela Secma.

Outras ações da Secma

Além dos editais relacionados à Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Estado da Cultura incentiva outras formas de produção cultural, como por exemplo a realização de projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e editais de fomento.

Atualmente está em andamento o Edital Projetos Audiovisuais do Maranhão, que tem por objetivo incentivar a produção de curta-metragem, longa-metragem, festivais de cinema e capacitação/formação técnica de pessoal.

Ainda esta semana será iniciada a etapa que trata da avaliação de mérito dos projetos habilitados. A comissão julgadora é formada por cinco profissionais de notório saber nas diversas áreas previstas, selecionados por meio de chamada pública.

*Fonte:PortalGuará

Deixe uma resposta