Últimas Notícias

Governo entrega 100 cisternas familiares em Itapecuru-Mirim

Anúncios

Nesta quarta-feira (23), o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (Agerp, Iterma, SAF), em parceria com o Ministério da Cidadania, realizou a entrega de 100 cisternas familiares em Itapecuru-Mirim.

No total foram investidos mais de R$ 350 mil nas instalações das 100 tecnologias sociais para coleta de água, que irão beneficiar mais de 500 pessoas no município. As cisternas armazenam até 16 mil litros de água da chuva, captados por calhas instaladas ao lado das casas e são capazes de abastecer cada família por até 8 meses.

O programa Cisternas tem como objetivo garantir acesso à água para o consumo humano e produção de alimentos, por meio de tecnologias sociais simples e de pequeno custo, direcionadas para famílias rurais de baixa renda, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Como é o caso da comunidade quilombola Santa Joana, onde foi realizada a entrega simbólica em Itapecuru-Mirim.

Para Eleiusa Gomes, moradora da comunidade quilombola, a sensação descrita é de alívio. “Até pouco tempo vivíamos um sofrimento sem fim, cheguei a perder as contas de quantas vezes carreguei água na cabeça e percorrendo grandes distâncias. Hoje tenho minha própria cisterna no meu quintal e com as chuvas que se aproximam, eu e minha família teremos uma nova rotina”.

Assim como a inclusão social, a construção das cisternas visa também a inserção econômica das famílias de agricultores do Maranhão, uma vez que as famílias beneficiadas participam ativamente do processo de construção, com mão de obra da própria comunidade, gerando renda e movimentando a economia do lugar. Além da valorização do conhecimento local, com sentimento de conquista e apropriação que contribui com o processo de gestão futura do equipamento instalado.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, destacou o papel desempenhando pelo governo no intuito de garantir recursos hídricos para a população rural de baixa renda. “O programa Cisternas tem por objetivo primordial levar água a quem precisa. Contemplamos dezenas de famílias com essa tecnologia simples, mas de eficácia social elevada. E a população quilombola, que por muito tempo não teve retorno do poder público em suas demandas, passou a ter voz e vez na gestão do governador Flávio Dino”, disse o secretário.

%%footer%%

Categorias:Últimas Notícias

Deixe uma resposta