Últimas Notícias

Governo lança programa “Maranhão sem Queimadas”, em Imperatriz

Anúncios

Na manhã de sexta-feira (25), na cidade de Imperatriz, aconteceu o encerramento das reuniões alusivas ao lançamento do programa Maranhão sem Queimadas. A ação, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Batalhão de Polícia Militar (BPA), Defesa Civil e prefeituras municipais, é gerida pelo Governo do Estado, visando à diminuição dos focos de incêndio e queimadas ilegais no Maranhão.

Durante a reunião, palestras foram realizadas, com vídeos educativos, como forma de prevenção e conscientização dos produtores e população. Foram também mostradas práticas alternativas na agricultura, equipamentos e técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção das queimadas e incêndios florestais.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com outros órgãos públicos, vem trabalhando a conscientização dos produtores e associações no uso de novas tecnologias que substituam o fogo em manejo nas propriedades. De acordo com o Decreto n° 36.032, de 10 de agosto de 2020, fica proibido o uso de fogo para qualquer finalidade agrossilvopastoril, o que inclui também o uso de queimada controlada até 30 de novembro de 2020.

“O evento de hoje foi muito produtivo, foram discutidas diversas ações, que estão sendo realizadas com o apoio do Governo do Estado e iniciativas privadas no combate aos incêndios florestais, com proteção às propriedades, o que é muito enriquecedor”, pontuou o secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro.

Programa Maranhão sem Queimadas
O Governo do Estado iniciou o lançamento do Maranhão sem Queimadas no último dia 20 de agosto, no município de Mirador. As ações se estenderam ainda pelos municípios de Balsas, Barra do Corda, Caxias e Imperatriz. A ação tem por objetivo o combate e a prevenção das queimadas no estado.

O programa, de maneira geral, busca fazer a fiscalização, monitoramento e a conscientização dos produtores e sociedade, visando à diminuição dos focos de incêndio e queimadas no estado. O período de estiagem é propício para incêndios, pois ocorre uma baixa umidade do ar e clima seco, aumentando consideravelmente as queimadas nas regiões mais áridas. Para evitar transtornos e prejuízos para toda a população, o Governo do Maranhão teve a iniciativa de criar o programa, que é um instrumento de política ambiental e saúde do povo maranhense.

A Campanha é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (SEMA), o CBMMA, o BPA, a Sagrima, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), o Instituto de Colonização de Terras  (Iterma), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) , Defesa Civil  e prefeituras municipais.

No evento de sexta-feira, participaram o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro; secretário de Estado do Meio Ambiente, Diego Rolim; o coronel Wilni Barbosa, do Corpo de Bombeiros; o gestor regional da AGERP de Imperatriz, Humberto Nascimento; a secretária Municipal de  Meio Ambiente, Rosa Arruda Coelho; e o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Armelindo Ferrari; além de representantes da empresa Suzano, e produtores das região.

%%footer%%

Categorias:Últimas Notícias

Deixe uma resposta