Últimas Notícias


Especialista da Alphaways Investments ensina o caminho para o planejamento financeiro

Anúncios

A organização financeira é um aliado essencial para alcançar objetivos e realizar sonhos. Colocar os gastos na ponta do lápis e controlar despesas supérfluas pode ser o caminho inicial para quem busca adquirir o hábito de gerenciar a renda de forma consciente segura e responsável, mas, de acordo com pesquisas, este cuidado ainda não faz parte da rotina dos brasileiros. Para o especialista em planejamento financeiro e assessor de investimentos da Alphaways Investments, Francivaldo Ribeiro, é possível manter a renda organizada sem precisar abrir mão de momentos de lazer e diversão.

Dados obtidos por uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Diligentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que 48% dos consumidores brasileiros não controlam seus orçamentos. Os motivos para esta conduta são diversos: 25% dos entrevistados afirmaram confiar na memória na hora de lembrar das despesas, 16% admitiram não ter disciplina e outros 16% disseram não ter rendimento fixo ou não saber exatamente quanto recebem, realidade que pode ser modificada de forma simples.

De acordo com o assessor de investimentos e planejador financeiro da Alpaways Investments, Francivaldo Ribeiro, a prática é capaz de estimular hábitos saudáveis que vão além da questão financeira sem que o indivíduo se prive dos prazeres da vida. “É necessário apenas adequar cada projeto à renda e expectativas de futuro para cada pessoa, de forma que um projeto não venha atrapalhar outro que faça mais sentido na vida, ou seja, criar prioridades”, frisou.

Prioridades. Esta é a palavra de ordem para quem busca estabilidade financeira e para dar o ponta pé inicial é preciso ter um planejamento. É nesse estágio que serão identificados gastos, essenciais ou não, sua compatibilidade com a renda disponível e, claro, é o momento em que são definidos os objetivos para traçar o caminho a ser percorrido. É de olho no longo prazo e na aposentadoria que deve se concentrar o planejamento financeiro e, para isso, um bom diagnóstico da situação atual é um item importante para o sucesso.

Ainda que, teoricamente, tenha o objetivo comum de manter a organização da renda, o planejamento financeiro deve ser tratado dentro das especificidades de cada pessoa e, nesse sentido, a participação de um profissional torna-se essencial para definir as estratégias específicas para cada objetivo. Além disso, o planejamento financeiro pode ser aplicado a qualquer perfil, seja um jovem, uma família na fase de construção patrimonial, um idoso, e em qualquer momento da vida. “Partindo de uma visão consciente sobre ser previdente, surgiu um novo projeto, é hora de planejar para que ampliem as chances de sucesso do projeto”, pontuou Francivaldo Ribeiro.

%%footer%%

Deixe uma resposta