Cidades

Decoração natalina do calçadão de Imperatriz recebe os últimos ajustes

Anúncios

Já está quase tudo pronto para a conclusão da nova decoração natalina que vai enfeitar ainda mais o Calçadão de Imperatriz, principal centro comercial público da cidade, que virou cartão postal do município, após o Governo do Maranhão realizar obra completa de revitalização do espaço em 2019.

Com investimentos da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), o Calçadão está ganhando um colorido especial e enfeites por toda a sua estrutura, como explica o artista plástico imperatrizense, Claudio Secco, que assina a nova decoração.

“Já estamos finalizando as instalações elétricas. A decoração já está toda montada. O que está faltado agora no Calçadão é finalizar o presépio estilizado”, detalha o artista.

Para essa decoração, Claudio Secco, que já trabalha no ramo há mais de 18 anos, utilizou várias técnicas e optou por não adotar peças industriais nas instalações que estão dispostas nos dois calçadões dos setores A e B.

“Fiz a reforma e adaptação dos elementos usados anteriormente, que são aproximadamente 50 guirlandas. Substituí bolas por estrelas, reformei os sinos e coloquei 52 anjos que estão posicionados em cada coluna do calçadão. Tudo fabricado em meu ateliê”, revela o decorador.

De acordo com Claudio Secco, a previsão é que a decoração de Natal já esteja concluída e seja entregue à população de Imperatriz na próxima quarta-feira (18).

“Ficou uma coisa bem bacana. Visualmente, quem chega ao Calçadão vê que está totalmente diferente do ano passado. Antigamente eram só guirlandas e mais nada. Agora tem uma coisa mais artística”, avalia.

Revitalização

No ano passado o Calçadão de Imperatriz recebeu um trabalho completo de revitalização. A cobertura, que é a parte mais visível, impede a incidência direta do sol e amenizou o calor.

Os serviços executados incluíram a reconstrução as redes de água, de esgoto e de drenagem para o escoamento da água da chuva. Foram instaladas calhas e descidas de água, que se conectam com o sistema de drenagem para evitar alagamentos. Todo o piso também foi refeito e agora conta com as adequações para receber pessoas com deficiência física e visual, já que dispõe de rampas e textura tátil.

A parte central de concreto armado foi construída para suportar a passagem de carros de emergência, Corpo de Bombeiros ou Ambulância, caso haja eventualidades. Já nas laterais o piso é o intertravado, que são blocos de concreto para facilitar a manutenção de rede.

%%footer%%

Deixe uma resposta