Cultura e Entretenimento

Duo maranhense apresenta Concerto no Projeto SESC Cultura ConVida 2020

Anúncios

O duo formado pelo clarinetista Daniel Ferreira e o pianista Willame Belfort, foram selecionados por meio de edital nacional, a fazerem parte da programação do “SESC Cultural ConVida!” no segmento Música Brasileira de Concerto com estreia para o próximo dia 26 (quinta-feira), na plataforma digital do projeto e também no canal do SescBrasil no YouTube.

A temática do concerto é a “Clarineta nas danças”, apresentando obras do repertório de música brasileira para clarineta e que traduzem a diversidade da nossa música com temáticas nacionalista e também regionais.
A estreita ligação entre a origem da música e da dança nos faz refletir nesta apresentação acerca da presença das valsas, do choro, das serestas na formação da música de concerto, como uma das numerosas formas embrionárias que a música instrumental possui, tendo estas formas dançantes vindas para o Brasil com a corte de Portugal, como inspiração e forte influenciadora das formas artísticas nacionais.

O repertório compreende obras dos compositores desde Francisco Mignone, passando por J. Guerra Vicente, Osvaldo Lacerda, Carlos de Almeida até Dimas Sedícias, e exigem uma precisão técnica para execução. Com melodias acentuadas que exibem toda a riqueza de ritmos, cores e sincopes da música brasileira apresentadas em um concerto formado por clarineta solo e piano, busca proporcionar ao ouvinte uma excursão pela música nacionalista através das diversas paisagens sonoras e estilos musicais das composições.

Nascido em São Luís, Daniel Ferreira iniciou seus estudos musicais na banda musical da Igreja muito cedo. Atualmente possui mais de 20 anos de carreira como músico e professor. Participou de Encontros e Festivais em diversas cidades do Brasil, além de realizar no ano de 2004 turnê pela Europa com o grupo Big Show Band e Metal in Cia da Escola de Música do Estado Maranhão. Atuo como músico convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) da cidade do Rio de Janeiro após ser vencedor do Projeto “Música pra todos”. No cenário musical maranhense, tem sido convidado a integrar diversos grupos musicais e de participar em discos e shows de artistas locais, destacando o disco instrumental “Cidade dos Sonhos” do grupo Metal in Cia e o Concerto “A Grande Música do Maranhão” com a Orquestra VIVA 400 que resultou na gravação de um DVD em homenagem a música maranhense do século XIX. Tem mestrado em música, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA e possui especialização em Regência com ênfase em bandas, exercendo o cargo de professor de clarineta da Escola de Música “Lilah Lisboa” e clarinetista da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Também natural de São Luís, Willame Belfort é pianista e compositor erudito com obras executadas em diversos estados e países. Atua como preparador vocal, maestro, poeta e escritor com textos publicados em âmbito nacional. Participou de vários festivais de música como bolsista e pianista colaborador, é docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e “Imortal” pela Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil. Em 2019 foi homenageado como compositor durante o SESC PARTITURAS em Porto Velho – RO

Os músicos destacam a importância dessa conquista já que as dificuldades enfrentadas pelos artistas deste segmento são gigantescas, devida a falta de apoio e iniciativas que contemplem a música de concerto em nossa cidade, a ausência de uma orquestra profissional e de outros grupos sinfônicos, a inexistência de programa regular de concertos nos espaços culturais sobretudo a exclusão de editais no âmbito local que abrangem a música erudita.

%%footer%%

Deixe uma resposta