Anúncios

Referência no atendimento odontológico da rede municipal de saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Alemanha, foi totalmente reformado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que entregou o equipamento novo à população nesta quinta-feira (3). Com capacidade para dois mil atendimentos mensais, em média, o local teve toda a parte estrutural refeita e melhorada e ainda recebeu equipamentos e mobiliários novos. As melhorias vão proporcionar mais saúde e conforto à população que precisa de serviços dentários. Os serviços integram o eixo da saúde do programa São Luís em Obras por meio do qual o gestor tem realizado intervenções em unidades e centros de saúde da capital.

“O Centro de Especialidades Odontológicas foi totalmente reformado, do piso ao teto, todos os oito consultórios, as instalações elétricas, equipamentos, sala de Raio X, almoxarifado, laboratório de próteses e administração. Está tudo novo. O CEO é uma unidade muito importante para o sistema de saúde da capital e precisava de uma boa reforma há muitos anos. Hoje, estamos devolvendo à comunidade esta unidade, juntamente com um corpo de profissionais qualificados para prestar o melhor atendimento”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

O prefeito estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e dos secretários municipais de Saúde (Semus), Natália Mandarino; Nonato Chocolate (Representação Parlamentar) e Andréia Lauande (Criança e Assistente Social). O vereador Paulo Victor (PCdoB) também prestigiou a entrega, bem como lideranças comunitárias.

SOBRE A OBRA

No CEO da Alemanha, a reforma estrutural do prédio incluiu revisão do telhado e do piso, revestimento das paredes internas, especialmente dos consultórios, áreas de espera e de atendimento, instalações elétricas, hidráulicas e readequação das instalações sanitárias, adequando-se a pacientes portadores de deficiência. Por fim, foi feita nova pintura de todo o prédio.

O passo seguinte foi a instalação dos equipamentos necessários ao funcionamento do Centro. São oito unidades de cadeiras odontológicas e mais uma cadeira de Raio-X, além de aparelhos de ar-condicionado, necessários à climatização de todas as instalações do prédio, incluindo o setor de esterilização de materiais e também no laboratório de próteses.

No local, ainda, foram montados novos mobiliários, especialmente na recepção, que inclui cadeiras, mesas e arquivos novos. Novos móveis também foram adquiridos para o almoxarifado (prateleiras e armários, entre outros) e salas administrativas (mesas, cadeiras, armários, nichos de parede e demais instalações).

“A reforma do CEO vai proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado. Dispomos de uma nova estrutura, totalmente renovada, com equipamentos modernos e consultórios climatizados, enfim, vamos poder realizar procedimentos preventivos e também tratamentos odontoclínicos em geral, com atenção especial também à odontopediatria”, destacou a secretária Natália Mandarino.

ATENDIMENTO

Em pleno funcionamento, o CEO da Alemanha tem capacidade para realizar cerca de dois mil atendimentos por mês, que inclui serviços como endodontia, próteses dentárias, periodontia (tratamento de gengiva), odontopediatria, cirurgia bucal, radiologia, dentística restauradora e PNE (pacientes com necessidades especiais). Para isto, o CEO conta com 18 profissionais odontólogos, 12 técnicos de saúde bucal e mais oito servidores técnicos administrativos.

Vale lembrar que, enquanto a Prefeitura reformava o CEO da Alemanha, o atendimento foi distribuído para outras unidades de saúde, como o CEO do bairro Filipinho e da Vila Esperança, o Centro de Saúde Paulo Ramos (no Centro) e o Hospital da Criança, entre outras.

O diretor geral do CEO, Mário Augusto Carvalho, falou do processo de retomada das atividades. “Vamos executar um planejamento estratégico para a retomada da normalidade dos atendimentos, respeitando as normas de saúde vigentes, considerando o distanciamento social e as demais medidas de prevenção e combate à Covid-19, como utilização de álcool em gel, máscaras de proteção para todos no recinto, tanto servidores quanto usuários”, frisou o diretor.

SAÚDE

O prefeito Edivaldo tem investido na reforma e qualificação da rede municipal de saúde com ações realizadas por meio do programa São Luís em Obras. Assim o gestor já reformou e entregou à população o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, no Cohab-Anil; Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney; Unidade de Saúde do Quebra Pote; Unidade de Saúde do São Francisco; Unidade de Saúde Cidade Olímpica I; Unidade de Saúde da Vila Bacanga; Centro de Saúde Nazaré Neiva, São Raimundo. Também foram entregues alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), que foram reformadas.

%%footer%%