Anúncios

A direção da XV Semana do Teatro no Maranhão homenageará o ‘Grupo de Teatro Primeiro Ato’, do município de Alto Alegre do Pindaré. A premiação chega após os 19 anos de existência da companhia teatral. A equipe ganhou destaques devido sua desenvoltura e qualidade nas produções de mais de 20 espetáculos apresentados em diversas regiões do estado.

Os trabalhos desenvolvidos pela companhia, desde o surgimento, em março de 2001, renderam ao público espetáculos como, ‘O espião no reino de pula-pula’, ‘Pluft o fantasminha’ ‘O filme que não foi gravado’, ‘O amante’, ‘A rainha da cocada preta’, ‘O reino dos mal humorados’, ‘O Ébrio’, ‘O macaco malandro’, ‘O mistério do sapo cururu’, ‘Pata, tatu, cutia não’, ‘Otelo para todos os brasileiros’, ‘O rei Salomão’, ‘O nascimento de Jesus’, ‘Um juiz de paz na roça’, ‘O fantástico mistério de Feiurinha’, ‘Triangulo escaleno’, ‘Zumbi, o rei dos palmares’, ‘Uma jovem em busca da felicidade’, ‘Gravidez na adolescência’ , ‘O Menestrel’, ‘A Carta’, ‘O preguiçoso’ e a ‘Branca de neve e os sete anões’.

Entre as produções, o diretor do Grupo de Teatro Primeiro Ato, José Reinaldo Costa Ferreira, conhecido popularmente na cidade de Alto Alegre do Pindaré como Pipoca, destacou “O filme que não foi gravado”, espetáculo que ficou em cartaz por aproximadamente dois anos e que garantiu a premiação de melhor diretor, melhor ator e o 2º melhor espetáculo, no ano de 2007 no FEMATE.

Outro destaque da companhia foi no ano de 2015, com o “Pluft, o fantasminha”, premiado com o melhor ator e o 2º melhor espetáculo. Em 2017 foi a vez de “O reino dos mal humorados” que ganhou como melhor ator e melhor atriz. No ano subsequente, eles conquistaram a premiação de atriz revelação, melhor atriz e o 3º melhor espetáculo, com a peça “O fantástico mistério de Feiurinha”.

Em 2017 também foi o ano de subir nos palcos na região de Imperatriz, onde participaram do Festival de Teatro na cidade promovido pelo Centro de Cultura Negra, Negro Cosmo. Já em 2018 eles brilharam novamente nos palcos do maior município da região tocantina, onde participaram do Festival e foram premiados como o melhor espetáculo com a apresentação da peça “O fantástico mistério de Feiurinha”.

O diretor José Reinaldo Costa Ferreira comentou que a homenagem que será prestada à companhia não é só de grande importância para o grupo, mas sim para todo o município. “No mundo do teatro, o município é bem expandido em relação a presença do teatro nas escolas. Além disso, a homenagem veio em boa hora, momento que atravessamos essa pandemia. Agradeço muito a Secretaria de Cultura do Maranhão por esse reconhecimento. O município já participou de diversas edições do Femate”, detalhou.

Além da vasta experiência com montagem das peças teatrais, o Grupo de Teatro Primeiro Ato presta assistência às escolas dos povoados do município de Alto Alegre do Pindaré, com desenvolvimento de trabalhos com os grupos Guriatã, Cena Aberta, Talentos, Kiara Vicentino, Viriato em cena, Atuação e outros. “Temos um trabalho abrangente nos povoados com uma mostra de teatro, realizando oficinas e estimulando o surgimento de novos grupos de teatro”, concluiu Pipoca .

Da Semana de Teatro no Maranhão


A homenagem da edição de 2020, assim como toda a Semana, foi adaptada e inserida no ambiente virtual. Devido a pandemia do coronavírus, a programação de 2020 terá classificação livre e será transmitida e assistida exclusivamente nas plataformas digitais e nas redes sociais do evento, com espetáculos/apresentações gravados (inéditos ou não) e ao vivo.

A novidade das tecnologias digitais levará ao palco as apresentações que encantam e reforçam o vínculo com o público, que acompanhará de casa, ou de onde se sentir mais confortável e seguro.

A programação da XV Semana do Teatro No Maranhão contará com a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas/Performance, Mostra Infanto Juvenil, Mostra Circo e Rua, Mostra Teatro de Animação, Mostra Stand-up, Mostra Universitária Luiz Pazzini, Festival Maranhense de Teatro Estudantil – FEMATE, Contação de Histórias, Mostra de Teatro Adulto, Oficinas e Webinários.

%%footer%%