Transporte

Detran-MA realiza blitz educativa na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís

Anúncios

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou na manhã desta sexta-feira (15), uma blitz educativa direcionada para motociclistas, na Avenida Daniel de La Touche, nas proximidades do bairro Maranhão Novo.

A ação do Projeto “Se Liga na Via” tratou sobre a importância da utilização correta de capacetes e calçados fechados, além de explicar a legislação vigente sobre o transporte correto de crianças em motocicletas. A iniciativa é uma estratégia de aproximação com os condutores para alertar sobre os riscos do uso incorreto de equipamentos de segurança.

A chefe de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, Juliana Salazar, explicou que, no período de férias, aumenta o fluxo de veículos, por isso é necessário reforçar as ações educativas. “Esse momento é importante para realizar ações que alertam para os cuidados que devem ser tomados no trânsito. E nós estamos focando especialmente nos motociclistas, pois eles pertencem a um grupo com alto índice de vítimas de acidentes”, pontuou.

Para o soldado René Barros, responsável pela equipe do BPRV presente na blitz, a parceria com o Detran-MA é de suma importância para promover mais segurança no trânsito. “Essas ações educativas vêm dando orientações imprescindíveis, para evitar acidentes e a salvar vidas, que é o mais importante”, enfatizou.

Hilário Oliveira, motociclista abordado durante a blitz educativa, elogiou a ação. “Eu acho interessante esse tipo de iniciativa, porque é uma forma de prevenir, orientar e ajuda a salvar muitas vidas”, afirmou.

Orientação

Ainda durante a ação, um casal que estava transportando uma criança sem capacete foi orientado sobre os riscos da condução irregular, e a mãe optou por buscar outro meio de transporte, a fim de garantir a segurança da criança.

O transporte de menores de 07 anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança em motocicletas é infração considerada gravíssima, com penalização mediante multa e suspensão do direito de dirigir, de acordo com o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro.

%%footer%%

Categorias:Transporte

Deixe uma resposta