Tecnologia

Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro

Anúncios

Elon Musk, bilionário dono da montadora Tesla e da aeroespacial SpaceX, afirmou que a Neuralink, empresa do grupo focada em implantes tecnológicos, conseguiu com sucesso implantar um chip tecnológico no cérebro de um macaco, que agora pode usar a mente para jogar videogames. O empresário anunciou o feito em entrevista ao programa Good Time Show no último domingo.

“Uma das coisas que estamos tentando descobrir é como podemos ter macacos jogando Pong uns com os outros”, declarou Musk, em referência ao jogo de 1977. “Isso seria bem legal.”

Até agora, o chip implantado no crânio do primata tem como objetivo apenas interagir com outras interfaces eletrônicas. “Ele não está desconfortável nem parece esquisito. E não é possível ver para onde o implante foi”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que testes em animais são feitos na Neuralink, fundada em 2016 com o objetivo de tornar realidade os implantes tecnológicos em cérebros humanos. Em 2020, a companhia anunciou numa demonstração que previu as ações de uma porca (chamada Gertrude) que tinha um implante no crânio.

Musk já afirmou em entrevistas anteriores que é imenso o potencial desses implantes biológicos da Neuralink, que têm o tamanho de uma moeda e possuem pequenos fios elétricos para captar as transmissões nervosas do cérebro. A tecnologia poderia proporcionar uma “simbiose” entre máquina e mente humana, permitir armazenamento e reprodução memórias, curar paralisia, cegueira, perda de memória e outras doenças nervosas — ou fazer coisas simples, como trazer até você um Tesla por meio de telepatia.

*Fonte:Estadão

%%footer%%

Categorias:Tecnologia

Deixe uma resposta