Economia e Negócios

Ministro da Ciência e Tecnologia debate em São Luís acordo para exploração da Base de Alcântara

Anúncios

Reunião será na Federação das Indústrias nesta sexta-feira 

A Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) realiza nesta sexta-feira (05) sua 5ª Reunião Ordinária, às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.

A reunião será presencial, com participantes em videoconferência. Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Após o evento, às 17h, o ministro atenderá a imprensa em entrevista coletiva.

Na pauta, entre outros assuntos, está a avaliação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que tem objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, além de criar os modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.

O PDI-CEA vem sendo discutido no âmbito do CDI-CEA com diferentes stakeholders. Uma das metas é expandir o setor espacial no Brasil e abrir caminho para o país no mercado internacional.

A estimativa é que o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara alcançará, em 2040, mais de US$ 40 bilhões por ano com a ocupação de pelo menos 1% do mercado global do setor.

A vinda do ministro ao Maranhão ocorre dois dias após a divulgação de um documento elaborado por professores de diversas universidades e dirigentes de organizações não governamentais e entregue ao presidente norte-americano, Joe Biden, sugerindo a suspensão do acordo para exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

por Aquiles Emir 

%%footer%%

Deixe uma resposta