Sem categoria

Socorro Waquim destaca trabalho de grupos organizados da sociedade civil em prol das mulheres

Anúncios

A deputada Socorro Waquim (MDB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (24), a reunião com membros do Instituto Humanitas 360, da OAB/Seccional Mulher, Comissão de Mulheres e do Grupo Mulheres pelo Brasil, na qual ela representou a Procuradoria da Mulher da Assembleia.

Antes de falar sobre a reunião, a parlamentar registrou o fato de a Mesa Diretora da sessão plenária desta quarta-feira ter sido presidida apenas por mulheres, sob o comando da deputada Cleide Coutinho (PDT).

“Que dia especial! Alegro-me em ver a Mesa Diretora presidida por mulheres, trazendo a nossa fala, os nossos gestos e, sobretudo, a certeza de que nós estamos prontas e vigilantes para contribuir com outras mulheres e com a sociedade”, disse.

Instituto

Ela ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Humanitas 360, em parceria com o Governo do Estado e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por intermédio da Cooperativa Cuxá, formada por mulheres detentas e egressas do sistema prisional maranhense.

“Esse trabalho de cooperativa com as detentas da Penitenciária de Pedrinhas é desenvolvido desde 2020 e objetiva ressaltar o lado empreendedor delas, para que possam ter renda e conseguir sua inserção e inclusão social. Ontem, o ator e diretor Miguel Falabella visitou a entidade, para conhecer o trabalho e firmar parcerias visando a um espetáculo em homenagem à cantora Alcione”, ressaltou.

De acordo com a deputada, das 45 mulheres envolvidas, 25 já estão em liberdade e continuam exercendo as atividades em cooperativa, para poder se empoderar economicamente e seguir em frente, com dignidade.

“Esse instituto, que está mudando a vida dessas mulheres, é presidido por uma mulher chamada Patrícia Vilela Marinho. Esse trabalho tem proporcionado novas oportunidades a essas mulheres, muitas delas presas na sua concepção por amor aos maridos, que são seus primeiros filhos, frutos do sentimento materno que carregam”, esclareceu.

Vacina

Socorro Waquim ressaltou o trabalho recente do Grupo Mulheres pelo Brasil, “Vacina para Todos”, que em seu bojo traz o projeto “Mulheres para o Brasil” e conta com 70 mil mulheres organizadas em todo o país.

A deputada disse que o projeto destacará o trabalho realizado por prefeitas e prefeitos do Brasil inteiro, por meio de uma pesquisa sobre as condições das prefeituras para garantir a vacinação.

“Elas se reúnem, hoje, com o governador Flávio Dino (PCdoB) para tratar desse importante programa. Mais uma vez, as mulheres se mostram à frente do seu tempo, com protagonismo, tomando para si as dores dessa pandemia e agindo para trazer soluções e dias melhores para todos nós. Esperamos e pedimos que os prefeitos e as prefeitas do Brasil e, especialmente, do Maranhão, tomem como prioridade absoluta essa oportunidade oferecida pelo Grupo Mulheres do Brasil, de informar rapidamente de que precisam e, assim, terem o apoio logístico necessário”, salientou a deputada.

Por fim, Socorro Waquim sugeriu que a Assembleia receba o Grupo Mulheres pelo Brasil e se coloque como mais um parceiro nessa importante iniciativa da sociedade e dos empresários para ajudar o Maranhão. “Assim como o Governo do Estado, que essa Casa também possa ser parceira, principalmente agora, que somos 24% do total de parlamentares e todos os homens também têm o mesmo ideal, ou seja, vacina já e saúde para todos”, concluiu.

%%footer%%

Categorias:Sem categoria

Deixe uma resposta