Política

Centro de Hemodiálise é inaugurado na cidade de Balsas

Anúncios

O Governo do Estado entregou o novo Centro de Hemodiálise, contemplando o município de Balsas, em evento virtual nesta sexta-feira (19). O espaço vai atender pacientes com doença renal crônica, alcançando os 13 municípios da região sul do Maranhão. O governador Flávio Dino participou da cerimônia, com presenças do vice-governador Carlos Brandão, secretários de Estado e autoridades políticas.

“Sabemos o quão importante é este centro, uma grande conquista, assim como a construção do Hospital Regional e outras ações para a região. Temos um olhar para a região sul do Maranhão e aí se inclui a temática da saúde. Com este Centro de Hemodiálise, a totalidade dos nossos compromissos com o sul do Maranhão estão sendo honrados. Quero manifestar minha alegria que, em meio ao casos, a vida sempre vence”, disse o governador Flávio Dino, que em sua fala enumerou as diversas obras estaduais em Balsas e região.

O centro integra a rede de assistência a pacientes renais crônicos, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade funcionará na mesma área do Hospital Regional de Balsas, contará com 10 máquinas de diálise e capacidade para atender 60 pacientes, sendo 30 por dia, em três turnos, de segunda a sábado.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, pontuou o crescimento de atendimento na hemodiálise no Maranhão. “Desde 2014 no Maranhão, saímos de poucas máquinas no Hospital Carlos Macieira para mais de duas centenas de máquinas no Estado todo. Aumentamos o número de pacientes atendidos de 100 para mais de 1,5 mil, ampliando o serviço no estado todo. Com este centro em Balsas, pacientes que moravam em outras cidades e até outros estados, voltando para Balsas, poderão fazer seu tratamento, podendo ficar perto de suas famílias. Não precisarão mais viajar a outros locais para fazer seu tratamento”, enfatiza Carlos Lula.

“Cumprimento nosso governador, que a cidade de Balsas tem orgulho em dizer que é presente, mesmo em momento de pandemia, realizando mais um sonho da população. Da mesma forma, ao secretário de Saúde, Carlos Lula, que sempre esteve atento às demandas da nossa cidade. Com o governador Flávio Dino, Balsas hoje tem UTI Neonatal, referência para o Brasil, uma Maternidade e agora, o Centro de Hemodiálise. Mais um compromisso do Governo sendo realizado”, destacou o prefeito de Balsas, Erick Augusto Costas e Silva.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e deputado federal, Márcio Jerry, destacou a importante ação para a saúde do Estado. “É uma conquista muito importante para a região sul do estado. Tive a felicidade de organizar e presidir a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, uma grande conquista, em parceria com os municípios. Parabenizo a cidade, à prefeitura, ao governador Flávio Dino e todos aqueles que buscam construir um Maranhão melhor para todos”, disse.

A estrutura do Centro de Hemodiálise possui recepção, consultório, sala de triagem, direção, farmácia, posto de enfermagem, sala de armazenamento de concentrados, sala de implantação de cateter e emergência, sala de reprocessamento de dialisadores, além da sala de coordenação de enfermagem.

Um total de 25 máquinas de diálise estavam sob gestão estadual, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, no ano de 2014. A capacidade de atendimento era de 100 pacientes. Em 2021, com a inauguração do Centro de Hemodiálise de Balsas, esse número passará a 238 máquinas na gestão estadual e capacidade instalada para tratamento de 1.428 pacientes.

%%footer%%

Categorias:Política, Saúde, slider

Deixe uma resposta