Saúde

Governo inicia drive-thru de vacinação contra Covid-19 para idosos dos municípios de Paço do Lumiar e Ribamar

Anúncios

O Governo do Estado deu início, nesta segunda-feira (29), ao serviço de drive-thru de vacinação contra Covid-19. A ação, que está acontecendo no estacionamento do Pátio Norte Shopping, atende exclusivamente idosos entre 70 e 74 anos residentes dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O atendimento acontece das 8h às 16h.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o primeiro dia do serviço e destacou a importância da união entre estado e municípios para acelerar o processo de imunização da população.

“Neste primeiro momento, a parceria está sendo realizada com os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O objetivo é dar mais tranquilidade para a população que poderá se vacinar tanto aqui no drive, quanto no próprio município. Essa iniciativa é fruto da preocupação do Governo em acelerar a vacinação em todo o estado e, assim, proteger a população o quanto antes”, afirma o secretário Carlos Lula.

De acordo com o cronograma de vacinação do drive-thru, na segunda-feira (29) foram vacinados os idosos de 74 anos.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira explica como funciona o fluxo de atendimento no drive-thru de vacinação contra Covid-19. “As pessoas do público-alvo de vacinação que chegarem ao drive passarão por uma pré-triagem, onde será verificada a faixa etária e se ele é morador de um dos dois municípios parceiros na ação. Logo após, será feita a triagem, onde é verificada a temperatura e aplicado um questionário para saber se a pessoa não apresenta sintomas gripais e está apta, ou não, para tomar a vacina. Passando por esta etapa, ele será encaminhado para o procedimento de imunização”, explica a superintendente, Tayara Pereira.

O serviço de drive-thru está sendo executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “O Governo do Estado, além de realizar a distribuição dos insumos e imunizantes, sentiu a necessidade de auxiliar os municípios no processo de vacinação. É um sistema muito seguro do ponto de vista do isolamento, pois a pessoa não precisa sair de dentro do carro para passar pelo processo de imunização. Trazendo toda a documentação, nosso objetivo é que esse idoso passe pela vacinação o mais rápido possível e volte para a sua casa de maneira protegida”, destacou o presidente da Emserh, Marcos Grande.

Para realizar a vacinação, além de estar dentro da faixa etária do público-alvo, o idoso precisa apresentar documento de identificação com foto; cartão do SUS; cartão de vacinação; e comprovante de residência.

Dona Luzia da Luz Ferreira, 74 anos, foi uma das primeiras idosas do município de Paço do Lumiar a serem imunizadas no drive-thru de vacinação montado pelo Estado. “Há muito tempo esperava por esse momento, graças a Deus estou me sentindo muito bem. Estou muito feliz e espero que esse momento chegue para todo mundo assim como chegou para mim”, diz a aposentada, emocionada.

Quem também aproveitou o primeiro dia de imunização foi o aposentado Valdemiro Viana. Morador do município de São José de Ribamar, o idoso chegou ao drive de moto e destacou a importância dos cuidados. “Me cuidei direitinho e não peguei a Covid, evitei ao máximo sair de casa e quando saía era com a máscara no rosto. Hoje não perdi tempo e vim logo me imunizar”, conta seu Valdomiro Viana.

Cronograma

O cronograma de imunização continua nesta terça-feira (30), com a vacinação de idosos de 73 anos. Sendo que das 8h às 12h, serão atendidos os nascidos entre janeiro e junho, e das 12h às 16h os nascidos de julho a dezembro.

Já na quarta-feira (31), será a vez dos idosos de 72 anos, seguindo o mesmo cronograma, das 8h às 12h os que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março, e das 12h às 16h os nascidos em abril, maio e junho.

E na quinta-feira (1º), serão vacinados os idosos de 71 anos, sendo os nascidos em julho, agosto e setembro atendidos de 8h às 12h, e os que nasceram em outubro, novembro e dezembro, das 12h às 16h.

%%footer%%

Categorias:Saúde, slider

Deixe uma resposta