meio-ambiente

Governo do Estado realiza campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 em Imperatriz

Anúncios

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, nesta quarta-feira (14), a campanha Maranhão Sem Queimadas 2021, no município de Imperatriz. A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), objetiva o combate e a prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Maranhão.

Queimadas deixam o solo mais pobre, causam desertificação e aumentam o aquecimento global, prejudicando assim o meio ambiente e a economia. Além disso, problemas respiratórios se agravam e, neste momento, com o aumento do número de casos da Covid-19, elas ficam ainda mais perigosas. Pensando nisso, na ocasião, a SEMA fez a doação de diversos equipamentos necessários para auxiliar no combate às queimadas no município, como enxadas, foices, pás, entre outros materiais, que auxiliarão as equipes em campo dentro do programa.

“Neste ano, iniciamos o Maranhão Sem Queimadas na cidade de Balsas e vamos finalizar em Santa Inês e pretendemos também ampliar para mais cidades do Estado. O projeto objetiva difundir as práticas do Governo do Maranhão pela preservação e conservação do meio ambiente, realizar a distribuição dos equipamentos para as prefeituras e Corpo de Bombeiros e alinhar as práticas ambientais contra as queimadas e os desmatamentos ilegais no Estado”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim.

“O projeto também visa os agentes jovens ambientais, que iremos difundir em agosto, para que possam atuar junto às secretarias de estado, secretarias municipais e instituições privadas nesse combate, atuando conosco nesses projetos de preservação e conservação do meio ambiente”, concluiu Diego Rolim.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda, ressalta a importância do programa. “O Maranhão Sem Queimadas veio em um momento muito importante, pois chegou com antecedência, antes do período crítico de queimadas. A Região Tocantina tem muitos focos de queimadas e toda parceria é bem-vinda. Só tenho a parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa. Nosso município já tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros na ação fiscalizatória, combate ao incêndio, educação ambiental, então fiscalizamos e, quando necessário, autuamos. Então, parabenizo pela iniciativa que é muito importante não só para Imperatriz, mas para todos os municípios da Região Tocantina. Unidos somos mais fortes e podemos combater com mais eficácia os focos de queimadas”.

A campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 em Imperatriz contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim; presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão, Davison Nascimento; secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina, Pastor Porto; procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; deputado estadual, Antônio Pereira; comandante operacional do Corpo de Bombeiros da Região Sudoeste e Sul do Maranhão, Coronel Wilni; comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Imperatriz, major Isael e secretária municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda.

%%footer%%

Deixe uma resposta