Saúde

São Luís passa a marca de meio milhão de pessoas vacinadas

Anúncios

Segundo dados do vacinômetro da Prefeitura de São Luís, nesta terça-feira (14), foi contabilizado um total de 554.005 aplicações da segunda dose das vacinas que integram o Plano Municipal de Imunização e disponibilizadas ao Município pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde. 

São Luís é a capital brasileira que mais vacina, e ultrapassou a marca de mais de meio milhão de segundas doses aplicadas contra a Covid-19. Com esta marca, a cidade, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), tem cerca de um milhão e quinze mil habitantes, atinge quase a metade de sua população completamente vacinada. 

Uma das pessoas que não perdeu a segunda dose foi a auxiliar de serviços gerais, Marlene Soares, que recebeu a aplicação do imunizante no Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae, na última quinta-feira (9). Para ela, completar o ciclo de imunização é sinônimo de satisfação:

“É muito satisfatório poder tomar a segunda dose, porque isso significa mais proteção para a gente e para as pessoas que convivem com a gente. É gratificante saber que a cidade em que eu moro está à frente na vacinação, enquanto existem lugares que ainda estão tão atrasados”. 

Dona Marlene recebe segunda dose da vacina – Foto: Prefeitura de São Luís

A vacinação acontece em nove pontos da cidade, das 8h às 18h, de acordo com o calendário divulgado pela Prefeitura. Entre os centros de vacinação, estão o Multicenter Sebrae (Cohafuma), UFMA (Bacanga), UEMA (São Cristóvão), UNDB (Renascença), IFMA (Maracanã), e ainda os drive thrus do Ceuma (Renascença), Shopping da Ilha (Maranhão Novo), UFMA e UEMA, que contam com doses dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. 

Para a coordenadora da campanha de imunização, Delryhane Carvalho, o esforço e dedicação demandados, diariamente, pela campanha ganham um novo significado à medida em que vidas são preservadas.

“A vacinação contra a Covid-19 representa muito mais que uma imunização. Ela engloba os anseios de uma vida melhor e plena que tantos se sacrificaram para alcançar. A rotina não é fácil, já que todos os dias temos que administrar os nossos insumos e capital humano da maneira mais eficiente possível, e alcançar hoje a marca de meio milhão de habitantes plenamente vacinados é algo que faz todo esse esforço valer a pena” disse. 

A campanha de imunização contra o novo coronavírus em São Luís começou no dia 19 de janeiro e contabiliza importantes feitos, sendo a primeira capital a vacinar com a primeira dose 100% da população ludovicense alvo do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde; a primeira, também, a vacinar todos os adolescentes dos 12 aos 17 anos – e, ainda, a primeira a oferecer a terceira dose ou dose de reforço em idosos a partir de 70 anos e em imunossuprimidos.

Fonte: Prefeitura de São Luís

%%footer%%

Categorias:Saúde, slider

Marcado como:, ,

Deixe uma resposta