Anúncios

Em reunião da Federação Maranhense de Futebol (FMF), representantes de clubes de futebol e a prefeitura de São Luís, na tarde desta quinta-feira (16), foi anunciada a retomada de público nos estádios da capital a partir da próxima segunda-feira (20). O encontro na sede do Executivo Municipal apresentou protocolos sanitários, com base em estudos científicos, para garantir a segurança da população em jogos futuros. 

“Nós já temos quase 80% da população adulta completamente imunizada. É o que nos dá tranquilidade para tomar essa decisão de retorno de público aos estádios. Aliado a todas essas ações, o Município estabeleceu protocolos sanitários para garantir a segurança de todos os torcedores e torcedoras que forem aos estádios”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

Protocolos

Entre as principais medidas para que o retorno de público aos estádios da capital seja possível está a limitação de torcedores a 30% da capacidade. Além disso, ficam mantidos protocolos como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada aos espaços, bem como a higienização das mãos com álcool a 70% – que deverá ficar em pontos estratégicos, à disposição dos torcedores e das equipes esportivas. 

Além das medidas que já vêm sendo impostas desde o início da pandemia de Covid-19, outras mais rígidas serão aplicadas para que o retorno de público aos estádios seja possível. Com a decisão, será permitida a venda de bebidas e de alimentos nos estádios, que deverão ser consumidos no próprio assento, que serão sinalizados de forma que haja o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre um banco e outro. 

Os funcionários dos estádios, mesmo que de empresas terceirizadas, serão obrigados a apresentar documento comprobatório de imunização plena contra a Covid-19. 

Além disso, atletas e equipes técnicas que compõem os times deverão apresentar teste negativo para a Covid-19, realizados com 72h antes da partida. Os testes poderão ser solicitados à Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), que tratará da viabilização deles com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Ganho para o esporte

O anúncio da liberação de público nos estádios a partir do dia 20 deste mês agradou os representantes da FMF e clubes de futebol da cidade, que desde o início da pandemia do novo coronavírus têm sofrido perdas, ainda que, há pouco, tivessem conseguido colocar os times de volta em campo, mas sem as torcidas.

Foto: Divulgação

“Nós saímos na frente em liberar 30% dos estádios sem a cobrança do teste de covid para o torcedor. Isso é pioneirismo no Brasil e está se fazendo com embasamento científico”, pontuou o presidente da FMF, Antônio Américo.

RETORNO DE PÚBLICO AOS ESTÁDIOS

 A Semus disponibilizará testes rápidos para Covid-19 aos atletas e equipes técnicas, caso haja solicitação, e os torcedores deverão atender à sinalização de ocupação de assentos ou arquibancadas. 

O Decreto com as medidas para o retorno de público aos estádios foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (17).

%%footer%%