Anúncios

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ aos ativistas das causas de trânsito Lourival da Cunha Souza e Francisco de Assis Peres Soares. A sessão solene para entrega da maior comenda do Legislativo Estadual aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no Plenário Nagib Haickel.

A homenagem foi proposta pelo deputado César Pires (PV), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito no Maranhão. A sessão solene foi comandada pelo deputado Zito Rolim (PDT) e contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades da sociedade civil organizada, familiares e amigos dos homenageados.

Lourival Souza, 60 anos, natural de Coroatá, é coordenador da campanha ‘SOS Vida pela Paz no Trânsito’. Ele tornou-se ativista da causa em 2010, após o falecimento de sua filha, vítima de acidente de trânsito.

Por sua vez, o engenheiro Francisco Peres Soares, que integra o seleto grupo de conselheiros nacionais de trânsito, tem uma trajetória de militância em defesa da vida de motociclistas, pedestres e pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

Missão nobre

No discurso de saudação e exaltação aos dois ativistas, o deputado César Pires enfatizou que os homenageados travam uma luta nobre e permanente para combater a violência no trânsito, merecendo, por essa razão, o reconhecimento de todos.

 “Vocês são abnegados e merecem muito mais do que isto. Sou um torcedor ad eterno da causa que vocês abraçaram. São exemplos de cidadania para toda a sociedade”, disse César Pires.

Agradecimentos

Lourival Souza agradeceu a homenagem e fez uma retrospectiva das ações da campanha ‘SOS Vida pela Paz no Trânsito’, criada e mantida por ele há mais de dez anos, em parceria com organizações da sociedade civil organizada e órgãos governamentais.

“Hoje é um dia histórico e honroso para mim e todos aqueles engajados nessa campanha. A violência no trânsito mata mais do que as guerras. Por isso, temos que conscientizar a sociedade a combatê-la permanentemente. É isto que tenho feito ao longo desses anos, com a ajuda de muitos parceiros. Agradeço a todos pelo reconhecimento a esse trabalho”, afirmou.

Francisco Soares, por sua vez, agradeceu a Deus pela homenagem e disse que os números da violência no trânsito são crescentes e que mais de 42 mil pessoas morrem por ano no Brasil em acidentes, sendo mais de 1.700 no Maranhão, anualmente. Soares dedicou a honraria ao seu filho primogênito Maurício, vítima de acidente automobilístico.

%%footer%%