Anúncios

Em novembro, o curso online Formação para Docência Digital em Rede estará disponível na plataforma de cursos abertos, Eskada UEMA. A formação é fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso será realizado na plataforma digital Eskada, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) e terá coordenação compartilhada entre professores da UAb-PT e da UEMA. As inscrições abrem quinta-feira (4) e vão até o dia 16 de novembro e podem ser feitas pelo site https://eskadauema.com/. A previsão de início das aulas em 22 de novembro.

A formação visa servir de apoio aos professores frente aos novos desafios da docência digital em rede. Entre os diferenciais, o curso terá mediação conduzida por professores do Brasil e de Portugal a cada encerramento de módulo, por meio de transmissões ao vivo no YouTube e certificação dupla, com chancela da UAb-PT e UEMA.

O programa é dividido em três módulos, com conteúdos disponíveis em múltiplas mídias. O objetivo é permitir aos participantes a análise de processos de comunicação e interação, discussão de diferentes modelos pedagógicos, o desenvolvimento de atividades em ambientes digitais de ensino e aprendizagem, além do uso de plataformas e tecnologias digitais, sob a perspectiva educacional.

Para o professor Gustavo Costa, reitor da UEMA, a parceria é uma oportunidade de contribuir para a formação de professores nos diferentes ambientes de aprendizagem. “A tecnologia assume papel fundamental na mediação e facilitação do processo educacional. Através desta parceria esperamos contribuir para a qualificação docente e a formação de novas perspectivas no que tange o desenvolvimento de processos inovadores e uso de tecnologias, que se tornaram cada vez mais necessárias no contexto educacional atual e no que vem sendo prospectado para o futuro”, comentou o reitor.

Parceria Capes e UEMA

Firmada em 2020, a parceria entre UEMA e Capes propõe a oferta de cursos de formação continuada para professores da educação básica e alunos de licenciatura. Na primeira etapa da parceria, foram ofertados 5 cursos abertos pela plataforma Eskada, totalizando 300 mil vagas. Entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, foram disponibilizados os cursos de Desenho Didático para o Ensino Online, Mediação em EaD, Como Produzir Videoaulas, Psicologia da Educação e Multimeios em Educação.

Com a Formação para Docência Digital em Rede, a expectativa é abordar questões relacionadas com os diferentes espaços e ambientes personalizados de aprendizagem. Desta forma, espera-se contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a condução de processos educacionais mediados por tecnologias digitais. Ao todo, serão disponibilizadas 10 mil vagas para o curso, voltadas para professores, estudantes e demais profissionais da educação.

Plataforma Eskada

Criada em 2014, a plataforma Eskada UEMA tem como objetivo promover acesso a conteúdos em diversas áreas de conhecimento e contribuir para a democratização do conhecimento. Atualmente, conta com quase 40 cursos livres, gratuitos e com certificação, dispondo de aproximadamente 650 mil inscritos em todo o Brasil e em outros 84 países. Os cursos abertos da UEMA possuem uma proposta flexível, que incentiva a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. O ambiente inovador é composto por variadas tecnologias digitais e recursos educacionais.

Para a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, a ferramenta é uma aliada de grande potencial para a formação docente. “Eskada representa uma ótima oportunidade de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, com a flexibilidade que os tempos atuais demandam”, comentou a professora. “Temos muitas expectativas em relação ao curso, pelas possibilidades que a parceria proporciona. É uma formação internacional, com certificação dupla, com projeto em sintonia com o que existe de mais atual na área da educação mediada por tecnologias”, finalizou a professora.

%%footer%%