Anúncios

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), em parceira com Sinduscon-MA e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, SESI e SENAI e Sebrae, realiza ato solene de lançamento do Programa Canteiro Escola, nesta segunda-feira (22), às 9h00 na Rua Portugal, no centro histórico de São Luís. 

O Programa tem o objetivo de capacitar mão-de-obra para a construção civil, visando a conservação dos bens culturais protegidos por lei. 

O primeiro bem arquitetônico a ser recuperado através do Programa Canteiro Escola será o Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas, construção do início do século XIX com fachada colonial, considerado o mais antigo mercado de São Luís. 

A edificação integra o conjunto tombado a nível Federal e fica na área declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1997. O Mercado receberá intervenções em suas fachadas que contemplam: Reboco, Beirais, Esquadrias, Gradis e Pintura.

O lançamento do Programa Canteiro Escola contará com a presença do Prefeito Eduardo Braide, a Presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, o Presidente da Fiema, Edilson Baldez, o Presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o Diretor Regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda e os apoiadores do programa: ENEVA, ALFA ENGENHARIA, SILVEIRA ENGENHARIA, CONSTRUTORA ESCUDO, MRV ENGENHARIA, DIMENSÃO ENGENHARIA, CONSTRUTORA CANOPUS, B2O, CONSTANS CONSTRUTORA e MH ARQUITETURA URBANISMO e CONSTRUÇÕES. 

O Programa inicia com 36 vagas para os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. Os cursos têm carga horária de 400h e os alunos receberão bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), alimentação, transporte e fardamento e ao final terão o direito de receber certificado de Qualificação Profissional emitido pelo SENAI.

Os parceiros do Programa, SINDUSCON e FIEMA foram responsáveis pela aquisição e farão a manutenção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a realização do curso, conforme determinados pela legislação vigente e orientados pelo SENAI-MA. A equipe técnica da FUMPH dará suporte especializado aos professores e supervisionará as aulas práticas que ocorrerão no Mercado das Tulhas.

%%footer%%