A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia, nesta quarta-feira (1º), as atividades alusivas ao Dezembro Vermelho, campanha que tem como foco a luta contra a AIDS. A abertura acontecerá no Parque do Bom Menino, situado no Centro da capital, às 9h e as ações seguem até o dia 17 deste mês.

Na programação, que contará com representantes das superintendências de Vigilância em Saúde, de Ações em Saúde, de Educação em Saúde e de Assistência à Rede de Saúde de São Luís, será reforçado o tema da campanha de conscientização contra a doença: “40 Anos de AIDS: Uma resposta de todos nós”.

Na atividade deste dia 1º, será formado um Laço Vermelho Humano, símbolo mundial de luta contra a AIDS e haverá, também, a distribuição de preservativos masculinos e femininos. No mesmo dia, das 19h às 21h, na Universidade Ceuma, situado no bairro Renascença, será realizada a oficina “Prevenção Combinada”, com oferta de testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Serão realizadas blitz dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Até o dia 17 deste mês, serão promovidas ações alusivas a data. A campanha tem como recorte as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) pautando estratégias de prevenção combinada e tem como público-alvo jovens e adultos entre 15 e 50 anos.