Neste sábado (11), moradores dos distritos sanitários Cohab e Tirirical recebem as equipes da Prefeitura de São Luís que promovem a campanha de vacinação antirrábica voltada para cães e gatos. Ao todo, serão disponibilizados 61 pontos de imunização, sendo 34 no distrito Cohab e 27 no distrito Tirirical.

A vacinação vai ocorrer das 8h às 17h e donos de animais devem comparecer ao local, levando seu pet na coleira ou caixa de transporte, além da carteira de vacinação. Também é necessário que o animal esteja acompanhado por uma pessoa adulta.

Iniciada em 27 de novembro, a campanha de vacinação já atendeu a 33.626 animais. De acordo com a coordenação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), as fêmeas prenhes (que se encontram no período de gestação) não deverão ser vacinadas.

O trabalho de proteção dos animais já ocorreu nos distritos sanitários do Centro, Coroadinho, Bequimão e São Francisco. Somente no último fim de semana, em 61 postos de vacinação de 64 bairros foram aplicadas 13.008 vacinas.

A aplicação da vacina antirrábica é anual e obedece a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). “A campanha está atingindo os objetivos propostos pela Prefeitura de São Luís, ou seja, de proteger a população humana e animal contra esta doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.