Pesquisa divulgada nesta terça-feira (14) pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) aponta um aumento na reprovação ao governo Bolsonaro, que atingiu 55%. Na pesquisa anterior, feita em setembro, a reprovação alcançou 53%.

Segundo o levantamento, também houve uma queda na avaliação das pessoas que consideram o governo do mandatário ótimo ou bom, passando de 22% para 19%.

Ainda de acordo com os dados, 25% consideram o governo regular, ante 23% da última pesquisa, enquanto 1% não sabe responder.

Para a pesquisa, foram feitas 2.002 pessoas em 144 municípios entre os dias 9 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Modo de governar

Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente. Nesse caso, a pergunta feita foi: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?” Sobre este quesito, os resultados foram: 27% aprovam, 68% e 4% não sabem ou não responderam à pergunta. 

No levantamento anterior, 28% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 68% desaprovavam e 4% não souberam ou não responderam.

Confiança no presidente

A pesquisa também fez a pergunta: “E o(a) sr(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?”

Dos entrevistados 27% disseram confiar em Bolsonaro, enquanto 70% não confiam e 3% não souberam responder.

No levantamento anterior, a taxa de confiança no presidente era maior, com 28% e 69% diziam que não confiavam.