Estudantes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) da cidade de Pinheiro, a 333 km de São Luís, participaram da etapa regional da edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No total, 11 estudantes representaram o campus competição, que ocorreu de forma totalmente on-line no dia 15 de agosto.

Uma das equipes conquistou a quarta colocação na modalidade prática virtual 2, categoria voltada aos estudantes do ensino médio e que consiste na realização de prova em um ambiente simulado onde robôs devem superar obstáculos e resgatar as vítimas de uma situação de desastre. Os alunos foram orientados pelo professor José Daniel Pereira Filho.

“A OBR proporciona que os alunos pratiquem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de física, matemática e lógica de programação em projetos na área de robótica. A quarta colocação da equipe 1 que é formada pelos estudantes Silvia Regina , Andrey Boás, David Melo e Maria Siloe Aroucha nos garantiu uma vaga na etapa nacional e bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para que possam continuar desenvolvendo projetos na área de robótica”, destacou o professor.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.