O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais no campus da instituição do Monte Castelo, em São Luís, após a confirmação de um caso de Covid-19 na instituição. As aulas presenciais serão suspensas por 14 dias, no período de 13 a 26 de janeiro.

Por meio de nota, o IFMA informou que durante este período, será adotado o ensino remoto com aulas via Google Meet, para todos os alunos. Durante o período, as atividades administrativas do Campus do Monte Castelo vão funcionar das 8h às 14h, em forma de rodízio.

De acordo com o IFMA, a comunidade acadêmica vai receber um formulário para que os alunos, professores e técnicos administrativos se manifestem sobre a manutenção do ensino híbrido ou remoto para finalizar as atividades referentes ao segundo semestre de 2021. A previsão é que o formulário seja preenchido entre 17 a 21 de janeiro.

A instituição afirma que a suspensão das aulas presenciais é uma medida de segurança prevista nos protocolos sanitários instituídos pelo Manual de Biossegurança do Instituto e também no Plano de Retorno Gradual às Atividades Pedagógicas Presenciais do Campus Monte Castelo.

Segundo o IFMA, em caso de suspeita de Covid-19 ou gripe, a pessoa que estiver com os sintomas deve comunicar a situação ao coordenador do curso e no caso de servidores, a comunicação deve ser feita ao chefe imediato.