A Universidade Federal do Maranhão lança, nesta sexta-feira (21), no canal oficial da instituição no YouTube, o portal ‘Saúde Para Você’, que vai abordar temas como saúde mental, covid e pós-covid.

A iniciativa surgiu pela necessidade de subsidiar a aquisição de conhecimentos aos professores, alunos e técnicos-administrativos da UFMA; bem como aos profissionais do Hospital Universitário, garantindo informações e orientações educacionais sobre a temática.

Multidisciplinar

A plataforma foi desenvolvida por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam nas esferas de Tecnologias na Educação, Pedagogia, Tecnologia da Informação (TI), Comunicação, Administração e Design, entre outras.

Segundo o reitor Natalino Salgado, o portal é mais uma ação da gestão para apoiar professores, estudantes e técnicos da Universidade em tempos de pandemia.

“Desde o início da pandemia, a UFMA priorizou a vida e a saúde da comunidade acadêmica. O projeto que ora lançamos pretende ser um espaço permanente para a atenção à saúde de estudantes, professores, técnicos-administrativos e profissionais do HU, que será de grande utilidade, hoje, e pós-pandemia da covid-19”, disse o reitor.

O lançamento do portal será precedido do webinário “O cuidado em saúde mental no contexto pandêmico atual”, com a professora doutora Sandra Fortes (UERJ), coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e colaboradora em saúde mental da OPAS-OMS.


O Portal

O Portal, que pode ser acessado pelo endereço saudeparavoce.ufma.br, será dividido por seções contendo informações sobre o projeto, notícias, a equipe multidisciplinar que atua no projeto, os objetivos, o público-alvo, a motivação da criação do portal, assistência estudantil.

Tam haverá material com perguntas e respostas dos profissionais que atuam diretamente com o tema covid-19, entre muitos outros assuntos de interesse da comunidade, não só acadêmica, mas de todo o estado.