Com a aprovação do uso da vacina CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição dos imunizantes para os municípios maranhenses nesta segunda-feira (24).

De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, serão distribuídas 120 mil doses divididas em duas etapas, de modo a garantir o esquema completo da imunização. O intervalo entre primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 28 dias. “Nesta segunda, receberam as doses de CoronaVac os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Rosário. Ao longo desta semana, os imunizantes estão sendo enviados aos demais municípios maranhenses”, afirma.

Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas, também são utilizadas vans refrigeradas.

Novas doses

Nesta terça-feira (25), chegou ao estado a terceira remessa da vacina pediátrica Pfizer, contendo 72.900 doses. As doses também serão distribuídas aos municípios maranhenses no decorrer desta semana. Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 173.300 doses recebidas de vacinas da Pfizer para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.