O Governo do Maranhão abre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência promovendo debates sobre o tema. Nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o Webinário “Se liga! Gravidez na adolescência, você pode evitar”. O evento será realizado de forma virtual e transmitido pelo canal da secretaria no YouTube, das 15h às 17h. O debate é destinado a profissionais da Atenção Primária em Saúde, da Assistência Social e da Educação, que atuam na promoção, proteção e assistência a adolescentes de 10 a 19 anos.

O webinário acontece em virtude da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída em todo o Brasil desde 2019. Além de estratégias e informações compartilhadas com os profissionais interessados no assunto, o evento também debaterá pontos como assistência, rede de apoio, paternidade responsável e a criação de serviços cada vez mais acolhedores serão debatidos no encontro on-line.

Segundo o ConectaSUS, serviço de monitoramento do governo que analisa os indicadores de saúde e socioeconômicos dos 217 municípios maranhenses, no Maranhão, 21% das mães são adolescentes nas faixas etárias de 10 a 19 anos. Considerando esse cenário, a promoção da educação sexual é fundamental para uma vida saudável que, aliada à informação, também previne contra infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Para confirmação de gestação em adolescentes, toda unidade de saúde pode realizar o teste de gravidez sem que precise haver deslocamento até um laboratório. O teste é totalmente gratuito e sai em poucos minutos. Em caso de gravidez confirmada, uma unidade mais próxima deverá ser procurada para que seja iniciado o pré-natal, além de verificada a possibilidade do benefício Cheque Cesta Básica Gestante, programa idealizado pelo Governo do Estado, ser concedido.