Nesta sexta-feira (4) e sábado (5), moradores dos municípios de Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Luís Domingues e Carutapera poderão ter acesso a consultas para diagnóstico do glaucoma, bem como ao colírio usado para tratamento da doença. A ação faz parte do Programa do Glaucoma, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Programa tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda a consultas e exames para detecção e tratamento do glaucoma. Mensalmente, as ações são realizadas de forma descentralizada em municípios das 19 regionais de saúde do Maranhão. Os atendimentos são realizados em endereço e horário específicos. A ideia é evitar aglomerações que facilitem a transmissão da Covid-19, preservando assim a integridade física dos pacientes.

Para ter acesso aos serviços do programa, a pessoa deve apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

O Programa do Glaucoma tem como destino os usuários do SUS que são considerados grupo de risco. São eles: pacientes cujos parentes são portadores da lesão ocular, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia.