O vereador Álvaro Pires (PMN) propôs, por meio do Projeto de Lei n.º 341/21, que o dia 20 de março seja instituído no calendário municipal como o “Dia do Luto Oficial pelas mortes de ludovicenses vítimas da Covid-19”, como forma de honrar as vítimas e manifestar profundo pesar por suas mortes. Desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 629 mil pessoas morreram em decorrência do coronavírus no Brasil.

“A intenção deste Projeto de Lei é tornar o grande pesar causado pela grave pandemia da Covid-19, que até o presente momento, já causou a morte de 2.574 irmãos ludovicenses, e externar consternação a todas as famílias ludovicenses que desde o início da pandemia vem sofrendo com este mal”, explicou Álvaro Pires.

De acordo com o PL, a data também servirá para que a população lembre do lockdown vivido na cidade, no início da pandemia, como forma de conter a transmissão do vírus, com o fechamento de comércios em todos os pontos da capital. O lockdown, fundamental para diminuir o número de contágios e mortes pelo coronavírus, trouxe impactos para a economia, como desemprego e fechamento de empresas.

“Agora, neste período de pós-pandemia, os reflexos e as dores oriundas da batalha são inúmeros, incontáveis e imensuráveis, contudo, a maior de todas as dores é, sem dúvida, daqueles que perderam a quem amava em vida e agora ama em memória”, destaca o autor do projeto.