Professores, alunos de licenciatura e outros profissionais que atuam na educação básica podem fazer capacitação gratuita, por meio da internet. Ao todo, estão sendo oferecidos seis cursos de apoio ao uso de tecnologias em salas de aula. A capacitação está sendo ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As inscrições seguem abertas, por tempo indeterminado, para as aulas de Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD e Multimeios em Educação.

As aulas são todas virtuais e, segundo a CAPES, as capacitações foram pensadas para que os profissionais se preparem para trabalhar com ferramentas on-line, além do cenário da Covid-19, no retorno às aulas presenciais.

Os participantes aprendem a produzir os próprios materiais audiovisuais e aperfeiçoam as práticas das aulas presenciais e a distância.

O curso Como Produzir Videoaulas ensina técnicas básicas para produção de aulas em vídeo e conta com 27.361 participantes. Já o de Mediação em EaD tem 22.051 alunos e aborda o trabalho de tutoria na educação a distância (EaD). Outras 28.915 pessoas participam das aulas de Desenho Didático para o Ensino On-line, onde são apresentados os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias.