Os diretores da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) discutiram, na manhã desta segunda-feira (25), os preparativos para a realização da Expoema 2022, que será realizada de 4 a 11 de setembro.

A data foi confirmada pelo próprio presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, que assumiu a função em março deste ano.

“Desde que assumi a gestão da Ascem afirmei que uma das minhas prioridades seria realizar esta grande exposição agropecuária que é a Expoema. E nesta 62ª edição, queremos adaptar a este novo momento, após o período mais crítico da pandemia, de inovar o evento, com transmissão pelas redes sociais e abrindo mais espaço  aos criadores não só de bovinos, mas também de equinos, caprinos e ovinos, peixes e suínos”, afirmou.

Na ocasião, atendendo a um convite da diretoria da Ascem para conhecer a atual estrutura do parque e discutir a realização da Expoema, o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde e os membros da diretoria receberam o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Antônio Heluy, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Raimundo Coelho, o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA, Cauê Ávila, o secretário adjunto de obras civis da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Fabiano Ayres e o vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA).

Último edição

A última Expoema aconteceu no período de 23 a 27 de outubro de 2019. Ricardo Ataíde lembrou ainda que já discutiu a realização da Expoema com o governador Carlos Brandão, que é médico veterinário.

“Nós tivemos uma reunião com o governador e ele se mostrou muito otimista com a volta das exposições agropecuárias e nos disse que governo do Maranhão tinha muito interesse em apoiar a Expoema e por isso enviou um gestor da Sinfra para avaliar a recuperação do Parque Independência”, explicou o presidente da Ascem.