A Prefeitura de São Luís abriu, nesta quarta-feira (4), o edital para seleção de mais de 200 atrações artísticas, que farão parte da programação do São João 2022, promovido na capital maranhense.

Segundo o edital, os artistas e grupos juninos poderão se inscrever, presencialmente, na Praça Maria Aragão, no Centro, no período de 9 a 16 de maio, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Poderão se inscrever, como proponente, artistas e/ou grupos não constituídos juridicamente, através de representação por Pessoa Jurídica (empresários individuais e Sociedades com Fins Lucrativos) que atuem em segmentos da cultura popular, com mais de um ano de constituição.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que coordena a ação, Marco Duailibe, destaca a importância da retomada das apresentações artísticas no período junino.

“As festas juninas são uma das maiores e mais importantes expressões artísticas de nosso país, movimenta toda a cadeia cultural e do turismo, gerando emprego e renda para diversos artistas e demais trabalhadores envolvidos. Por isso, é uma dupla celebração: a população junto aos grupos nos terreiros e a retomada de um importante setor da nossa economia”, afirmou o secretário.

Inscrições

Para que a inscrição seja efetuada devem ser apresentados: ficha de inscrição preenchida e assinada pelo proponente, portfólio do grupo/artista e material de divulgação (fotos, recortes de jornal, folders, documentários etc.), memorial apresentando a história do proponente e sua relevância na construção da cultura maranhense, a configuração de sua apresentação no que diz respeito a tempo de espetáculo, número de participantes, conteúdo musical e/ou dramático, tipo de indumentária (figurino), processo de criação e mais o que possa agregar como identidade de sua proposta, CD e/ou DVD com indicação do formato do arquivo, salvo na mídia, repertório musical, aplicável às categorias de Show Musical e Forró Pé de Serra, mapa de palco para as categorias em que este item se aplicar.

Os proponentes devem ficar atentos quando da separação da documentação e informações requisitadas no edital, pois não serão aceitas modificações ou substituições de dados e de anexos à proposta. Além disso, não serão aceitas inscrições com pendência de documentação, também não serão aceitas inscrições enviadas pelo Correio e não serão recebidos documentos posteriormente à inscrição.

A ficha de inscrição consta no Anexo 1 do edital e a divulgação do resultado final da seleção ocorrerá dia 31 deste mês.

Análise e seleção

Após o período de inscrição, serão formadas três comissões de seleção compostas por técnicos da Secult com saber artístico e cultural, nomeados por meio de Portaria com finalidade de analisar e selecionar as propostas.

As propostas serão selecionadas considerando a pontuação de 0 a 20 (zero a vinte), segundo os critérios por categoria constantes no edital, sendo que as propostas classificadas constituirão uma lista de atrações artísticas disponíveis e habilitadas para participarem da programação do São João São Luís 2022 promovido pela Prefeitura.

Na hipótese de empate entre as selecionadas prevalecerá na seleção a que tiver maior nota no critério Excelência Artística; e o grupo/artista constituído há mais tempo.

O edital completo com todas as informações, documentação necessária e anexos pode ser acessado pelo link: www.saoluis.ma.gov.br/editais.